sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O que é o HACCP?


O HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points – Análise dos Perigos e Pontos Críticos de Controlo) é um sistema de segurança alimentar criado para prevenir a ocorrência de potenciais problemas durante operações com alimentos.
A prevenção é feita através da avaliação dos perigos inerentes ao produto ou ao processo, seguida da determinação dos passos necessários para controlar os perigos identificados.
O HACCP consiste, então, na identificação e monitorização de perigos específicos que podem afectar de forma prejudicial a segurança dos produtos alimentares. Estes perigos podem ser de origem:
· Biológica (bactérias, vírus, fungos e parasitas);
· Química (resíduos de pesticidas, agentes de limpeza e desinfecção, etc.);
· Física (areia, vidro, metais, pêlos, cabelos, etc.).

Todas as empresas do sector alimentar (produção, transformação, armazenagem ou distribuição de géneros alimentícios) têm a obrigação legal de implementar o HACCP, a fim de evitar a sujeição a coimas, na sequência de fiscalização pelas autoridades competentes.

Se ainda não tratou do HACCP,o qual é obrigatório em toda a cadeia de distribuição alimentar desde Janeiro de 2006 (Regulamento 852/04), contacte a secretaria da ACES.